Na Artzenterapia trabalhamos apenas com os principais fabricantes de semijoias, com qualidade reconhecida no Brasil e exterior. Para esclarecer algumas dúvidas, listamos abaixo informações importantes sobre nossas peças e suas características:

BASE

A base das semijóias são constituídas de liga metálica livre de níquel, um dos metais causadores da maioria dos processos alérgicos. Portanto, estas peças são consideradas hipoalergênicas, ou seja, reduzem a possibilidade de desenvolver reações alérgicas e dermatológicas. Considerando que algumas pessoas mais sensíveis podem apresentar alergia à outros componentes metálicos, até mesmo ao ouro, não se pode afirmar que as peças são antialérgicas para todas as pessoas. 

BANHO

À liga metálica é acrescentado ao "banho" de metal nobre, método que garante maior beleza e durabilidade às peças. A espessura do banho ouro 18k de nossas peças varia de 8 a 10 milésimos, o que é considerado excelente para semijóias. Temos também peças banhadas à ródio branco e ródio negro, que são elementos químicos que pertencem ao grupo da platina e também considerados nobres.

PEDRAS

Nas descrições dos produtos indicamos com quais pedras estão sendo confeccionados. 

- Pedras Naturais: são extraídas brutas da natureza através da mineração e passam pelo processo de lapidação. Peças confeccionadas com pedras naturais apresentam variações em suas cores, rugas e ranhuras, pois cada parte da rocha é única. Sendo assim, nenhuma peça é exatamente igual à outra. Algumas pedras, como a ágata, podem ser coloridas artificialmente após a lapidação. Outras, como a opalina, sol e a estrela, são pedras reconstituídas a partir da fusão de fragmentos de uma substância gemológica.

- Zircônias: denominadas zircônias cúbicas, é a versão sintética das zircônias naturais (baddeleyíta). Produzidas em laboratório e extremamente brilhantes, apresentam um alto grau de dureza e são as mais semelhantes aos diamantes. 

- Cristais: diferente das zircônias, que são brilhantes, os cristais apresentam aspecto translúcido. Os cristais utilizados em nossas semijóias são produzidos em laboratórios através da sintetização entre materiais como vidro, acrílico e cristal. Apresentam grau de dureza menor do que as zircônias e, por isso, são mais leves.

 

Importante: por ser porosa, a pedra natural ágata pode ser colorida artificialmente. O procedimento varia de acordo com a cor desejada e é aplicado depois de a gema ter sido lapidada. O processo de tingimento não altera a natureza do cristal, ou seja, não torna a pedra sintética. Por serem utilizadas partes diferentes de uma rocha, as peças apresentam variações em suas cores, pois cada parte da rocha é única e apresenta faixas diferentes de porosidade. Sendo assim, nenhuma peça é exatamente igual à outra apresentando variações de intensidade de cores.
 

"Gema tratada é aquela em que uma propriedade física, geralmente a cor, foi modificada para lhe dar mais valor [...] Nos casos em que a gema tem uma propriedade apenas melhorada, pode-se dizer que ela é uma gema realçada, um caso particular de gema tratada. São considerados aceitáveis os tratamentos que não alteram a composição química da gema. Eles são de vários tipos e têm diferentes objetivos.

Tingimento: o tingimento visa mudar a cor da gema. É muito usado em todo o mundo para gemas como a ágata [...] Se as cores naturais são visualmente agradáveis, não se usa tingimento". 

Fonte: Pércio de Moraes Branco para Serviço Geológico do Brasil - CPRM. Disponível em http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Canal-Escola/Gemas-Tratadas-1277.html

 

PÉROLAS

Nas desrições de nossos produtos indicamos com qual pérola a peça é confeccionada. Trabalhamos com as pérolas abaixo:

- Natural Cultivada em Água Doce: é aquela que resulta do processo de cultivo, quando um corpo estranho é inserido na concha forçando-a a produzir o nácar. Por isso, como são colhidas cedo, podem apresentar variações de formatos e cores. Normalmente não são perfeitamente esféricas.

- Shell: a mais utilizada em semijoias, e as vezes até na joalheria. Elas são pérolas artificiais, porém produzidas a partir de substratos de pérolas naturais e madrepérolas. Não são plásticas. Recebem banho especial dessas substâncias, o que a tornam branquinhas, lisinhas e perfeitas. 

- Sintética: produzidas a partir de material plástico. Nossos fabricantes produzem a pérola sintética premium que, diferentemente das sintéticas comuns usadas em bijuterias, recebem um acabamento especial no banho que aumenta sua beleza e durabilidade. Estas pérolas são mais utilizadas nos japamalas e colares simples.

 

MADREPÉROLAS

Diretamente do mar, a madrepérola é uma gema orgânica com composição semelhante à da pérola e que constituí a camada interna das conchas de alguns moluscos.